Quem pode fazer vasectomia pelo SUS? Entenda

Saúde e Boa Forma 0 Comments

Você sabe quem pode fazer vasectomia pelo SUS? Essa cirurgia é uma das principais alternativas para homens que não querem mais filhos.

Dessa forma, se você possui seu Cartão SUS, dirija-se até uma unidade de saúde para se informar sobre o procedimento e solicitar essa intervenção cirúrgica. O médico responsável é o urologista!

Na vasectomia, o médico fará um corte nos canais deferentes, localizados no escroto, que são os responsáveis pela condução dos espermatozoides dos testículos até o pênis. Com a cirurgia, os espermatozoides não são liberados durante a ejaculação, evitando a gravidez, pois não haverá fecundação do óvulo.

tesoura cortando canudo

O procedimento demora cerca de 20 minutos e pode ser feito gratuitamente pelo SUS. 

No entanto, para que um homem possa ser apto a fazer a vasectomia, é necessário ter idade superior a 25 anos ou pelo menos ter dois filhos.

A cirurgia de vasectomia é bastante simples. É necessário apenas tomar cuidado em possíveis inflamações que podem deixar o escroto mais sensível, afetando o caminhar ou sentar, nos primeiros dias.

A dor diminui ao longo do tempo. As atividades diárias podem ser retornadas após 2 a 3 dias da cirurgia, enquanto que contato íntimo só poderá ser iniciado após 1 semana para que a cicatrização seja finalizada adequadamente.

É importante cuidar que outros métodos contraceptivos devem ser utilizados pelo menos até 3 meses depois da cirurgia. Isso porque mesmo com os efeitos imediatos da vasectomia, é possível que ainda restem alguns espermatozoides dentro dos canais deferentes.

A vasectomia não protege a pessoa contra doenças sexualmente transmissíveis, então esse cuidado precisa ser mantido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *