As melhores universidades do Brasil para estudar segundo os alunos

Vida Universitária 0 Comments

Na hora de fazer o vestibular ou decidir qual será o curso da opção 1 e 2 do Sisu e tantos outros programas de educação sempre vêm a dúvida: quais são as universidades boas? Para não cair em ciladas é preciso ir além das avaliações do Ministério da Educação e também ter o ponto de vista dos alunos. E quando o foco muda, surgem outras instituições no ranking das melhores.

Confira abaixo uma lista das 5 melhores universidades do Brasil para se estudar em 2020 segundo avaliação dos próprios alunos dos cursos de graduação e tecnólogos.

Para conseguir se candidatar às universidades federais é preciso ter realizado o processo seletivo das mesmas ou então feito o SISU, programa que te permite se candidatar sem precisar viajar para fazer as provas usando a sua nota do ENEM.

Acompanhe o cronograma dos programas destas universidades no  inscricoessisu2019.com.br

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A Universidade Federal de Minas Gerais está localizado na cidade de Belo Horizonte e é a mais antiga e a maior do estado de Minas Gerais. A nível nacional, ocupa o terceiro lugar em extensão (ocupa mais de 8 milhões e meio de metros quadrados), e mais de 100 mil alunos se formaram de suas corridas a partir da data de sua fundação, em 1927.

Além de sua sede em Belo Horizonte, conta com outros dois campi nas cidades de Montes Claros e Tiradentes. Um fator diferencial desta escola é que oferece a possibilidade de fazer cursos a distância.

2. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Também no sul do país, encontramos a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É uma universidade pública localizada em Florianópolis, capital do estado. Tem um papel de destaque dentro do ensino superior a nível latino-americano, destacando-se por sua liderança em matéria de investigação e pelo seu excelente escola de engenharia.

O seu reconhecimento internacional, se deve à qualidade que apresentam seus cursos de engenharia mecânica, sanitária e elétrica. A universidade organiza-se em onze centros de educação divididos por campos de estudos.

3. Universidade de Brasília (UNB)

Brasília(DF), 27/04/2018 – Imóveis da UnB – Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Universidade de Brasília (UNB), é também uma instituição pública, localizada na capital nacional, constituindo a maior universidade e de toda a região centro-oeste. Seu prestígio se deve principalmente à qualidade de seus cursos de pós-graduação das áreas da antropologia, matemática, geologia e economia. Atualmente dispõe de 61 cursos de graduação, 49 mestrados e 27 doutorados, e recebe, anualmente, a inscrição de cerca de dois mil novos alunos.

4. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A Universidade Federal do Paraná é a instituição mais antiga do Brasil, fundada em 19 de dezembro de 1912.

Desde a década de 50 tornou-se um centro de educação pública e gratuita. Atualmente, as suas instalações são distribuídos em vários pontos da cidade de Curitiba e em outras cidades do estado do Paraná. A instituição conta com 77 cursos de graduação, 124 especializações, 41 mestrados e 26 doutorados.

5. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Se bem que as universidades públicas do Brasil são as mais prestigiadas a nível internacional, as instituições privadas também se destacam no ranking de qualidade, mas acima de tudo, se destacam pela quantidade de cursos que oferecem e a sua crescente número de estudantes matriculados. Trata-Se de 76% da oferta no ensino superior do país, com maior disponibilidade de horários e vagas das universidades públicas.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) é a universidade privada mais importante do Brasil. É administrada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e está localizado na Gávea, um bairro localizado na zona sul da cidade do Rio de janeiro, bem no limite do Parque Nacional da Tijuca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *