IPVA SP 2021: Informações que você precisa saber!

Curiosidades 0 Comments

O pagamento de impostos é uma rotina no começo do ano e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA SP) está incluído dentre os cobrados. Basta que o cidadão tenha um veículo com motor para que ele seja obrigado a efetuar o pagamento do IPVA 2021 SP, seja em parcelas ou em cota única.

Caso o imposto não seja pago, é impossível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), conhecido popularmente como “licenciamento”. A maior consequência é a irregularidade do veículo, que não pode ser dirigido até que todos os débitos pendentes sejam quitados e a documentação seja emitida.

IPVA SP

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores no São Paulo é cobrado no começo do ano e, como ocorre em outras partes do Brasil, ele pode ser pago em algumas cotas, facilitando para o cidadão que não quer ficar devendo à Secretaria Estadual da Fazenda.

Os valores pagos por todos os donos de veículos são divididos entre as cidades sul-mato-grossenses, o Estado e a União. A divisão exata desse imposto pode ser consultada a seguir:

  • Metade da quantia fica para uso da Prefeitura;

  • Um quarto da quantia é usado pelo Governo do Estado do São Paulo;

  • Já o outro um quarto do valor é usado pela União

Uma informação pertinente é que diversas despesas públicas são quitadas com o dinheiro oriundo do IPVA SP e nem sempre elas são referentes a estradas ou ruas. Na realidade, é bem comum que a municipalidade, governo e União usem o dinheiro no setor de transporte, no pagamento de pessoal e outros.

Consultar IPVA SP

Por meio da consulta do IPVA SP, os proprietários de automotores no Estado descobrem se o imposto está atrasado de anos anteriores. Além disso, eles podem averiguar se as cotas para o ano de 2020 já estão disponíveis para serem pagas. Dá para você consultar o IPVA SP assim:

  • Acesse o site detran.sp.gov.br

  • Clique em “Consulta débitos de IPVA”;

  • Na página seguinte, informe o Renavam e a placa;

  • Clique em “Consultar”

A consulta desse imposto pode ser efetuada nas unidades de atendimento do Detran SP também e sem agendamento. Você terá, porém, de levar o Renavam e informar a placa, assim como acontece na consulta virtual.

Calendário IPVA SP

O calendário do IPVA do São Paulo traz as datas em que o imposto deverá ser pago pelos proprietários dos automotores. As datas em questão são separadas com base no final da placa do veículo e esse calendário serve para quem vai parcelar o IPVA e para quem vai pagá-lo à vista.

Você consegue verificar o calendário para o imposto em SP clicando aqui. As informações sobre as datas de pagamento são encontradas também nos postos de atendimento do Detran e vale destacar que as casas lotéricas e despachantes também são ótimos lugares para acessar esse calendário.

Onde pagar o IPVA SP

Para quitar o IPVA SP em 2020, você precisa procurar uma casa lotérica; antes, contudo, deve imprimir a guia de recolhimento. Além de pagar o imposto nas casas lotéricas, você tem a opção de fazer isso em uma agência bancária.

A Secretaria Estadual da Fazenda e o Detran informam alguns bancos que são autorizados a receber o pagamento do IPVA SP. Eles podem ser usados, inclusive, pelo cidadão que não é correntista: neste caso, o IPVA tem de ser pago diretamente na boca do caixa.

Os correntistas dos bancos autorizados podem pagar o imposto usando terminal de autoatendimento ou aplicativo. É permitido usar dinheiro e, muitas vezes, o cartão de débito.

Alíquotas IPVA SP

Os boletos de IPVA SP têm seus valores estabelecidos com base nas alíquotas da Secretaria de Estado da Fazenda. Algumas delas, que são calculadas sobre o valor de cada veículo, são as seguintes:

  • 7% sobre o valor do veículo para esportivos de corrida;

  • 3% do valor do veículo para kart, jet-ski e semelhantes;

  • 1% do valor do veículo sobre motos;

  • 2% do valor do veículo sobre caminhões;
  • Entre 4,5% e 3,5% para carros de passeio

Como entrar em contato com o Detran SP

O Fale Conosco do Detran SP é indicado para sempre que se tem problemas com o IPVA ou deseja-se mais informações sobre tudo referente aos veículos. Basta você acessar o site detran.sp.gov.br e selecionar uma das cidades paulistas para ver o telefone, o endereço e os serviços oferecidos em cada posto de atendimento.

Conclusão

A cobrança do IPVA SP acontece anualmente e tem como finalidade a arrecadação de impostos para a prefeitura, o Estado e a União. Nós agradecemos sua leitura e reforçamos que o licenciamento anual depende diretamente do pagamento do IPVA.

Aproveitamos ainda para ressaltar que a Sefaz SP e o Detran do mesmo Estado têm todas as informações que os proprietários de automotores procuram a respeito do imposto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *